segunda-feira, 14 de junho de 2010

De comer Bola

E mais um ano de Copa chegou! Celebrações, agitações, amores e desgostos, assim surge uma seleção vencedora.
E quem conhece a história desse mundo tão vasto e profundo? Para quê  saber, se o importante é ver o gol acontecer?!
Da minha curiosidade vos escrevo a cerca desse evento que une e separa todo um povo:


                    A Copa




A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928.
Sua primeira edição foi realizada no Uruguai em 1930, participando apenas 16 seleções que foram convidadas pela FIFA ( Federation International Football Association).
Nas Copas de 1934 e 1938 a Itália ficou com  taça, porém entre 1942 e 1946 a competição foi suspensa em virtude da eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Em 1950 o Brasil recebe o evento, chegou até a final, jogando contra o Uruguai no recém construído Maracanã (RJ). O empate daria ao Brasil o título porém a seleção uruguaia consegue vencer  por 2 x 1.
O desgosto tomou conta da nação.
Somente em 1958 o Brasil viria sentir o gosto da vitória na copa disputada na Suécia. Entre os nomes mais conhecidos destaca-se o eterno rei, Pelé.
Novamente em 1962 nossa seleção levanta a taça da copa realizada no Chile.
Após o título de 1970, o Brasil entrou num jejum de 24 anos sem título. A conquista voltou acontecer em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos. Liderada pelo artilheiro Romário, nossa seleção venceu a Itália numa emocionante disputa por pênaltis. Quatro anos depois, o Brasil chegaria novamente a final, porém perderia o título para o pais anfitrião: a França.
em 2002, liderada pelo goleador Ronaldo, Copa do Mundo do Japão - Coréia do Sul o Brasil vence a Alemanha po 2 x 0, tornando-se Pentacampeão.
Em 2006, foi realizada a Copa do Mundo da Alemanha. A competição retornou para os gramados da Europa. O evento foi muito disputado e repleto de emoções, como sempre foi. A Itália sagrou-se campeã ao derrotar, na final, a França pelo placar de 5 a 3 nos pênaltis. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1 a 1.
E hoje em 2010, pela 1ª vez uma Copa será disputada no continente africano.
E que venha 2014, ano em que o Brasil receberá a Copa do Mundo.


















Agora só nos resta torcer para que amanhã o nosso Brasil consiga trazer bons resultados e a tão sonhada Taça do Mundo, pois até a musiquinha combina conosco: "a taça do mundo é nossa, com brasileiro não há quem possa"! hahahaha

Nenhum comentário:

Postar um comentário